MC Maneirinho e equipe encontram autoridades do governo para uma conversa sobre a cultura.
Na última semana um evento chamou a atenção do rap, e pelo visto conseguiu furar a própria bolha do gênero. Estamos nos referindo à festa para as crianças de MC Maneirinho que foi encerrada pela polícia, como se fosse um evento para/do crime. A situação foi vergonhosa, e depois que o rapper manifestou a sua indignação, os políticos da cidade de Niterói – RJ, o chamaram para conversar.
Na ocasião, através de vídeo é possível ver a manager de MC Maneirinho dando uma verdadeira aula. Tatiana Nascimento, abordou a questão de uma maneira cirúrgica, destacando pontos como a necessidade de uma ponte entre o artista do gueto e os fomentos culturais. Um dos exemplos perfeitos que ela citou foi a questão do EDITAL:
“É muito difícil falar para o funkeiro, e todos os artistas que vêm do gueto, quando eu falo isso, eu falo do sambista, do rapper… É muito difícil falar na linguagem de EDITAL pra essa galera. Essa galera não tem acesso, prefeito.”
Assim, por esta e outras falas precisas, Tatiana chamou a atenção de todos que se depararam com a notícia. MC Maneirinho, que aparece pouco, fala sobre a sua verdadeira preocupação. Ele ressaltou que é possível fazer o evento, e seria ainda melhor com o apoio da prefeitura. Mas além disso, ele que a segurança dos moradores e mais projetos para a comunidade.
Relembre o ocorrido no dia das crianças:
Outro ponto importantíssimo que a Tatiana abordou, foi em relação ao conteúdo das letras de funk, e como isso está intrinsicamente relacionado ao descaso com o povo da comunidade, que vive marginalizado desde a infância. Assim, ao introduzir a fala destacando o que as pessoas apontam negativamente no estilo, ela continuou:
“O funk canta o que vive! Ninguém protegeu aquela criança de ouvir tanto palavrão desde que ela [nasceu].”
Além disso, a manager também fez uma comparação importante, que foi com o filme “BOPE”. Afinal, se José Padilha não pode influenciar outra pessoa a ser criminoso, por que os MCs seriam diferentes? De fato, esta foi uma verdadeira aula, e debates como este deveriam se tornar cada vez mais comuns. Até porque, artistas tais quais MC Maneirinho, são a voz de um povo calado pelo estado e toda a sociedade.
Não deixe de conferir: Rap in Cena bate recorde de público e arrecada 60 toneladas de alimentos