7 músicas da MPB sampleadas por rappers brasileiros.

por André Tavares;

Os artistas da MPB, sabem muito bem o valor de um bom RAP,  muitos deles já colocaram em seus discos canções que antes só se ouviam em guetos. Hoje vamos enumerar algumas vezes que os samples da MPB foram utilizados no RAP Nacional.

A nossa música popular brasileira com sua riqueza em poesia, inteligência e swing, atraem os ouvidos do universo, em parceria muito aflorada, temos o rap nacional com Mc’s e Djs altamente criativos para poder resgatar e dar mais brilho musical ainda a nossa música. Artistas da Mpb, sabem valorizar o rap, e muitos deles já colocaram em seus discos canções que antes só se ouviam em guetos e para um público especifico, hoje acabou ganhando o mundo.

Cássia Eller em seu álbum “Acústico MTV” de 2001 foi uma das percursoras que deram vida a uma música de Xis e Dentinho, cujo o nome chama-se “De Esquina“. Lenine também deu uma palhinha junto com Maria Rita no álbum do rapper de Brasília Gog “Cartão Postal Bomba!” de 2007. Como indicação, adoraria que vocês ouvissem Rappin Hood “Sujeito Homem 2“, este disco traz “monstros” da Mpb como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jair Rodrigues entre outros. Atualmente, Criolo faz parceria com Milton Nascimento em canções lindíssimas. Seu Jorge explodiu com Edi Rock em 2013 com a canção “That’s My Way”.

Enfim, vários são os exemplos de que a Mpb, e o Rap Nacional andam lado a lado nessa musicalidade de informação, entretenimento e de muito bom gosto por ambos os gêneros. Hoje quero trazer pra vocês 07 canções sampleadas, que caíram no gosto musical da galera. Pra quem já conhece, matará saudades, pra quem estiver conhecendo agora, se delicie musicalmente, e saiba porque nossa música é e sempre será a melhor do mundo.

7 músicas da MPB sampleadas por rappers brasileiros.
Pra começar, apresento a vocês Caetano Veloso com a canção Alegria Alegria de 1968 na qual foi sampleada por Ndee Naldinho em 1999 – com “Essa é a Lei”, se liga na “pedrada musical.

Caetano Veloso:

Ndee Naldinho:

Emicida também fez um som bem bacana chamado “Amarelo”, no qual foi sampleado uma música de Belchior “Sujeito de Sorte” de 1976.

Belchior:

Emicida:

Karol Conka mandou muito bem em 2013 com “Boa Noite” canção extraída das Baianas de Ipioca – Boa Noite (Abaianado).

Grupo Baianas de Ipioca:

Karol Conka:

RZO resgatou “Filme Triste” – Trio Esperança no som “Pirituba Parte II”, muito bom este som.

Trio Esperança:

RZO:

Gog fez, e faz muito sucesso com a música “É O Terror”, sample retirado do cantor Paulo Sérgio – Não Creio Em Mais Nada”.

Paulo Sergio:

https://www.youtube.com/watch?v=anb6oZIEU9M

GOG:

Marcelo D2 gravou a música “Qual É” sampleando Antonio Carlos & Jocafi, com o som Kabaluerê.

Antonio Carlos & Jocafi:

Marcelo D2

E pra fechar deixo um clássico dos Racionais Mc’s – “Homem Na Estrada” no qual usaram o som do Tim Maia – “Ela Partiu”, segura mais uma “paulada”.

Tim Maia:

Racionais MC’s:

Um forte abraço a todos, e até a próxima se Deus quiser.