O Romantismo dentro do Rap Nacional

  A música negra americana desde seus primórdios, só veio a agregar e trazer grandes referências e inspirações para nossos genios do rap nacional. A “melodia” assim como é chamada musicalmente pelos conhecedores e apaixonados, emplacou dentro do rap nacional, moldando e concretizando inúmeras canções. 

Desde o inicio dos anos 70, a projeção e a estrondosa explosão dos bailes blacks por todo o país, trouxeram uma nova forma dos djs conseguirem passar para os apreciadores da boa música, o que vinha de melhor do R&B (rhythm and blues) e Disco Music lá da terra do Tio Sam. Posso dizer com tamanha certeza que as equipes de som; Chic Show, Company Soul, Tranza Negra, Zimbabwe e as demais equipes pelo Brasil afora, foram responsáveis por inúmeros casais que se conheceram através de cantores como, Al Green, Marvin Gaye, Betty Wright, Bar Kays e mais uma infinidade de artistas que sacudiram a industria fonográfica pelo mundo.

O dançar “coladinho” no baile, e quem sabe sair de lá com uma paquera, era a ansiedade de todo o jovem na expectativa de chegar o fim de semana para curtir uma “melodia” na festa. Com a evolução musical, e a introdução de diversos gêneros musicais agregados a black music, fez com que Mc’s, djs e produtores brasileiros se ligassem naquelas instrumentais e arranjos, dando vida a vários clássicos do rap nacional que se tornaram imortalizados graças as lindas melodias dos anos 70, que se eternizaram em nossos corações.

Para começar nossa lista de samples e referências, estreio nossa matéria com Racionais Mc’s a qual explodiu com a música “Fórmula mágica da Paz“, utilizando uma lenta belíssima da banda Bar Kays, “Attitudes“, para quem não conhece vale muito a pena dar aquele confere nos videos, e para quem já conhece, fica com todo o carinho, essa viagem musical, confira:

Racionais Mc’s – Fórmula Mágica da Paz:

Bar Kays – Attitudes:

 

No mesmo nível musical, 509-E no ano de 1999 estourava para todo o Brasil, com a canção “Saudades Mil“, música de um nível de produção incrível, a qual por base, a banda Skool Boys com a música “Your Love“, foi utilizada como sample, e por sinal, virou um casamento perfeito tanto de letra, como de melodia. Confira abaixo as duas versões:

509-E – Saudades Mil: 

Skool Boys – Your Love: 

Thaide & Dj Hum, não poeriam ficar de fora dessa lista, a música “Ninguém Sabe“, ganhou uma roupagem perfeita com o sample da música “Never Gonna Give You Up” do saudoso Isaac Hayes. Confira abaixo esses clássicos:

Thaíde & Dj Hum – Ninguém Sabe:

Isaac Hayes – Never Gonna Give You Up:

Rzo, outro grupo paulistano, estourou no ano de 1999, com o som “Paz Interior“, uma produção de tamanha perfeição com base na música “Love Is All Around” da diva Adriana Evans, confira abaixo estas obras de arte:

RZO – Paz Interior:

Adriana Evans – Love Is All Around:

Duck Jam & Nação Hip Hop, um grupo pioneiro dentro da cena, também emplacou em 1997, com o som “Vem“, base extraída da formidável canção “Just My Imagination” do cantor Lillo Thomás, vale muito a pena dar aquele confere:

Duck Jam & Nação Hip Hop – Vem:

Lillo Thomas – Just My Imagination:

E para fechar a nossa lista, e também nossa matéria, não poderia esquecer do nosso mestre “Sabota“, quando estourou em 2001 com a música “Na Zona Sul“. Nela podemos perceber que a banda The Stylistics, entra em um sample genial com a canção “It’s Too Late“. Confira abaixo essas obras primas:

Sabotage – Na Zona Sul:

The Stylistics – It’s Too Late:

Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.