OS PILARES FEMININOS DO RAP NACIONAL

Por: André Tavares

 

 

Inúmeras minas fazem sucessos estrondosos em plataformas digitais e físicas do nosso país e no mundo com o rap nacional (Karol Conka; Negra Li; Clara Lima; Cynthia Luz…), mas sinceramente prefiro não citar muitos nomes, pois eu ficaria chateado em esquecer de alguém. Mas para que a liberdade de expressão feminina chegasse a este patamar de sucesso que vemos hoje dentro do rap, pilares foram erguidos no começo dos anos 80, lá no berço do hip hop, onde se encontra nossa querida São Bento. E foi lá que nossas rainhas guerreiras do movimento iniciaram suas lindas trajetórias com muita luta social, passando por diversas dificuldades, preconceitos, machismo e tudo que o hip hop passou de barreiras e passa até hoje.

Graças a Deus, e com muita luta e dedicação o rap, vem caminhando a passos muito promissores a cada dia, crescendo e subindo patamares altíssimos de aceitação por diversos públicos. E é para essas Mc’s old school, que faço esta pequena matéria agradecendo por tudo que vocês enfrentaram e enfrentam até hoje. Para quem esta no hip hop, e não conhece ainda, deixarei vários videos clássicos das divas do rap nacional, seja em forma de entrevista, clipes e musicas. Forte abraço a todos.

 

Sharylaine – Livre no mundo:

 

RPW – Pule ou Empurre:

 

Rose Mc – Love And Peace:

 

Ieda Hills – Som de Preto:

 

De Repent – Rap Love:                  (Obs. O back vocal era feito por Mc Thulla) 

 

https://www.youtube.com/watch?v=lNsL0tRYhw0

 

Lady Rap – Mulheres Pretas: 

 

 

Dethi e Dj Feminy – Não Dá: 

 

E pra fechar quero deixar com voces uma entrevista bem bacana, feita pela rapaziada do “TV NAS RUAS” com MC REGINA, fundadora da posse R.D.R.N: