TWITCH
A Twitch é uma plataforma de streaming que chegou na internet em junho de 2011, como um spin-off da plataforma Justin.Tv. Voltada majoritariamente para transmissões ao vivo de gamers e competições de eSports, a Twitch ganhou popularidade por volta de 2013, sendo comprada posteriormente pela gigante Amazon em 2018.
Segundo publicação no Twitter oficial do suporte da empresa, a Twitch recebeu solicitações em massa para remoção de vídeos por motivo de violação de direitos autorais de música.
O serviço orientou que usuários removam transmissões caso não tenham certeza sobre os direitos de áudios presentes em suas trilhas sonoras.
? This week, we've had a sudden influx of DMCA takedown requests for clips with background music from 2017-19. If you’re unsure about rights to audio in past streams, we advise removing those clips. We know many of you have large archives, and we're working to make this easier.
— Twitch Support (@TwitchSupport) June 8, 2020
“Se você não tiver certeza sobre os direitos de áudio em transmissões anteriores, recomendamos remover esses clipes“, e informou a plataforma. “Sabemos que muitos de vocês têm arquivos grandes e estamos trabalhando para facilitar isso.”
A plataforma afirmou ainda que esta é a primeira vez que recebe reivindicações de violação de direitos autorais em massa contra clipes.
SIDOKA E DJONGA
O rap/trap é um dos gêneros musicais mais ouvidos pelos streamers, servindo muito bem como trilha sonora durante as transmissões ao vivo e relaxando os gamers. O trapper mineiro Sidoka foi um dos primeiros a se manifestar a favor dos seus fãs. Um usuário do Twitter na segunda-feira (08/06) pediu ao seu ídolo Sidoka para que deixasse ele ouvir as suas músicas e Sidoka respondeu: “Deixa os meninos/as menina em paz”. Veja o tweet:
oi @TwitchBR tudo bom? eu autorizo todos os streamers ouvirem minhas musicas em lives deixa os menino/as menina em paz https://t.co/3cd8QKy8MJ
— doka "AYUP" (@npsidoka) June 8, 2020
Durante essa terça-feira (09/06) o rapper Djonga, que é um dos mais novos usuários do game Free Firre, e inclusive havia criado o time de eSports da Original GE juntamente de Fabrício FBC, também se manifestou a favor dos criadores de conteúdo, autorizando ouvirem as músicas dele nas transmissões.
“Se tiver que assinar alguma parada, a minha música pode ouvir.” disse Djonga.
https://www.instagram.com/p/CBO_lk-HdUF/
FILIPE RET
Filipe Ret também é um dos usuários da plataforma de transmissões ao vivo, o rapper carioca apresenta um quadro chamado #IdeiaRET que vai ao ar na Twitch TV.
AMANHÃ vo estrear o #papoRET no Twitch ! Uma forma q encontrei de fica perto de vcs ja q estamos sem show… P começar daquele jeito convidei ngm menos q meu parceiro @bkttlapa ! Baixa o app e me segue lá pic.twitter.com/n7OaDmRnmd
— Ret (@FilipeRet) May 21, 2020
No dia de hoje (09) ele recebeu dois convidados para a troca de idéias ao vivo. (Ainda da tempo de assistir o papo com Paulo Alvarez.)
Hoje às 20hs tem PAPO RET na Twitch e vai ter eu(Paulo, criador e CEO da Pineapple) e a @nathfinancas !!! @FilipeRet pic.twitter.com/g5svky9AFR
— Pineapple Storm – REI – DIA 28/12 (@pnplstorm) June 9, 2020