O projeto é autoria da deputada paranaense mais jovem da história. Nas redes sociais fãs da cultura celebraram essa conquista para o Hip Hop.
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeiro turno de votação o Projeto de Lei que reconhece as Batalhas de Rima como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A autora do projeto é a Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro.
Em uma publicação no Instagram, a jovem deputada comemorou a aprovação do projeto, afirmando: “Aprovado em primeiro turno de votação nosso projeto que institui as Batalhas de Rima como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná!”.
Ana Júlia destacou o impacto das Batalhas de Rima, que movimentam pelo menos 50 mil jovens no estado, transformando suas vidas e as comunidades locais. No entanto, essas batalhas enfrentam repressão policial e dificuldade de acesso aos espaços públicos.
O reconhecimento das Batalhas de Rima como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná busca garantir o respeito a essa cultura. Assim espera-se incentivar a proteção e promoção desse movimento tão importante. O projeto ainda passará por votação em mais dois turnos e aguardará a sanção do Governo do Estado.
A proposta da deputada visa fomentar a participação democrática, o uso saudável do espaço urbano e a capacitação, formação e promoção do debate público. A iniciativa recebeu emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e prevê que o Poder Executivo Estadual poderá incentivar políticas públicas voltadas à difusão das Batalhas de Rima, além de realizar eventos para divulgar a cultura Hip Hop.
O projeto também possibilita o incentivo por meio de editais públicos, recursos próprios e outros meios, a critério do Governo. A aprovação dessa iniciativa demonstra o reconhecimento e a valorização das Batalhas de Rima como manifestação cultural relevante no estado do Paraná.
Por fum, confira o discurso da deputada paranaense: