Após quase dois anos longe dos palcos, o Racionais MC’s realizou nessa terça-feira (14) uma live show incrível em parceria com o YouTube Music e Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Desde o ínicio da pandemia as lives movimentaram a cena musical no Brasil e no mundo, porém o público do rap nacional sentiu a falta de um grupo em especial: o Racionais MC’s. Para amenizar a saudade da legião de fãs, o maior grupo de rap brasileiro da história realizou uma live show nessa terça-feira (14) no Youtube.
A live foi aberta com um diálogo certeiro entre Edi Rock e KL Jay à bordo de um carro: “Sabe quando cada um vai para o seu time jogar? E depois se junta para jogar na seleção? É tipo isso”, disse Edi Rock . “Aí volta pesadão”, completou o DJ. E assim, pesadíssima e em grande estilo, foi a volta do Racionais MC’s à cena.
Em formação completa, com Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, o Racionais cantou clássicos como “Eu sou 157“; “Negro Drama“; “A Vida é Desafio“, músicas mais recentes como “Homem Invisível” e “Mil Faces de Homem Leal“. Além é claro do hino “Vida Loka” e “Vida Loka pt 2“. Entre as participações especiais tivemos Helião do RZO; Lino Krizz; Big da Godoy; Ylsao; Galo de Luta e mais nomes importantes.
Com diferentes cenários e efeitos cinematográficos a live foi um sucesso e virou o segundo assunto mais comentado do Twitter Brasil na noite de terça (14). A transmissão ocorreu diretamente do canal oficial do Racionais no Youtube e já se aproxima de meio milhão de visualizações em menos de 24 horas. Além disso o vídeo também está em alta na plataforma do Google.
Assista na íntegra:
Galo de Luta
Certamente um dos pontos altos da transmissão foi justamente na transição de Vida Loka parte 1 para parte 2, pois para surpresa geral surgiu em cima de uma moto o ativista Paulo Lima, mais conhecido como Galo de Luta.
Ele é o Fundador dos Entregadores Antifascistas, referência na luta contra apps de delivery por melhores condições de trabalho. Vale lembrar que Galo ganhou apoio e admiração de Brown após ser preso pelo incêndio na estátua de Borba Gato.
Um dia sonhei em ser o maior Rapper do mundo e me tornei daquilo que me tornei. Gratidão especial há @manobrown @edirock @kljaydeejay @IceBlueOficial @RACIONAISCN. Realizei meu sonho não vou ter como agradecer a altura nunca.
Foto @jefdelgado pic.twitter.com/1CheoIYAuQ— Galo (@galodeluta) December 14, 2021
Causa nobre
O show faz parte de um acordo entre o YouTube Music, os artistas e a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. E o objetivo desse programa é conscientizar a população sobre os impactos da pandemia, a agenda dos próximos anos, a fome, o bem-estar e a educação, entre outras pautas. Para isso, além do Racionais, também participarão em outras datas o cantor Dilsinho e o grupo Jota Quest.
“O Racionais tem um posicionamento forte que todos acreditamos e fazer live pois todos artistas estavam fazendo, não era uma opção, não queríamos colocar em risco nenhum profissional, hoje com todos da equipe vacinados e com um grande convite para uma live com um direcionamento e foco em saúde mental, fechamos o ano de 2021 da melhor forma”; conta Jef Delgado, responsável pelas fotos, o making of, todas as redes sociais e comunicação do evento.
“Essa parceria com o Google, Youtube e artistas tão importante é motivo de muito orgulho para o Pacto Global. Impactar pessoas é fundamental para essa agenda“, afirma Otavio Toledo, Head de Comunicação e Marketing Rede Brasil do Pacto Global da ONU.