Coluna por: André Tavares
Desde 1989, Marcos Augusto Pontes, conhecido como “Gafanhoto”, é um comunicador artístico que participa ativamente para o desenvolvimento e consolidação do hip hop brasileiro. O rapper problematiza o cotidiano de forma inovadora, tratando de temas que envolve o dia dia de cada um que luta e batalha por dias melhores. Suas inspirações artísticas surgem de situações desse lugar, manifestando toda as suas habilidades poéticas que narram os fatos, provocando os espectadores e telespectadores para pensar um Brasil melhor. A seguir, será apresentado um pouco da trajetória artística desse ilustre maestro das ideias que promove a aliança da rima e da batida, em consonância com os tempos difíceis da nossa era.
Segundo depoimento do próprio Mc, “Comecei minha história na música ouvindo som com os amigos da rua. Na época, meu primeiro contato, de fato, foi quando vi uma apresentação no centro da cidade de São Paulo. Não sabia muito bem o que era, mas me chamou muito a atenção… procurei me informar e em 1989/90, comecei a cantar junto com um amigo que me levou na estação São Bento do metrô. Desde então, não parei mais e fiz parte de grupos como Loucura, Master Mc´s e Química (atual)…”
Diversos trabalhos paralelos dentro e fora do hip hop ao decorrer de sua carreira foram realizados, até que o rapper tivesse seu trabalho solo concretizado. Um deles foi uma participação especial na faixa “Paranóia” do álbum do Doctor’s Mc’s – “Agora A Casa Cai” junto com o rapper Mikimba (De Menos Crime), em 1998, produzido pela Kaskatas Records. Pra você que ainda não conhece este clássico, terá o prazer de conhecer agora esta “paulada” sonora que foi um dos hits dos anos 90, e você que conhece matara saudade, confira.
Doctor Mc’s – Paranóia:
Em meados de 2015, na Virada Cultural em São Paulo, Milton Sales convida novos nomes do RAP paulistano para agitar o palco do Anhangabaú. e um desses convidados foi o grupo “Química” que representou a cena e agitou a galera naquela tarde, confira abaixo um trecho do show:
Vídeo Oficial da Virada Cultural de 2015:
Naquele mesmo ano, puxando para vertente do samba, o enredo que garantiu o acesso ao grupo 2 do carnaval paulista de 2015, Gafanhoto tem participação nessa conquista inédita da escola de samba União da Vila Albertina. Confira abaixo a galera em estúdio gravando este lindo samba.
União da Vila Albertina 2015:
Em 2020 “Gafanhoto” vem com a faixa “Manifestação Popular” produzido pelo estúdio Crazy Room no qual abriu caminho para seu trabalho solo com varias participações especias!
Gafanhoto – Manifestação Popular:
Este ano o rapper “Gafanhoto” vem com o álbum “Ainda Estamos Vivos” também produzido pelo estúdio Crazy Room e a capa feita pelo designer Leprechaum, a qual envolve quatro faixas com participações especiais de Dj Rodrigo Juquery, Alvos da Lei, Voz Negra, Fiel e Perigo do Morro. Para amantes do tradicional “Gangsta rap”, vale a pena conferir este álbum completo que já se encontra no Youtube no “gafanhoto oficial canal”na integra, e que também disponibilizarei abaixo para você ouvir agora.
Gafanhoto – Ep “Ainda Estamos Vivos” (Completo):
Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.