Mesmo desarmado Chris Kaba morreu após abordagem policial em Londres.
É triste se deparar com a notícia de que o primeiro caso de homicídio por fogo policial no ano é contra um homem negro. Mas este foi o caso nesta segunda-feira (5), em Lambeth, sul de Londres, por volta das 22:00. A família de Chris Kaba espera resposta, por outro lado, a polícia disse que precisará de tempo, e está investigando a situação.
Enquanto a justiça não apura os fatos, a família de Chris Kaba não sabe o que fazer, afinal, ficou muito evidente que a morte do homem foi fruto de racismo. O rapper que começava a decolar em sua carreira, morreu no local da atrocidade e não poderá conhecer sua filha, que vai nascer em alguns meses.
O prefeito foi ao seu perfil do Twitter demonstrar a sua atenção ao caso que é considerado extremamente raro no local, assim, em uma sequência de dois tweets, ele disse:
“Quando alguém perde a vida como resultado da força policial, é importante que seja devidamente e completamente investigado. É certo que o IOPC está realizando uma investigação sobre o assassinato de Chris Kaba, que agora temos a confirmação de que estava desarmado. Falei com o IOPC hoje.”
Nessa primeira publicação o prefeito fala sobre o fato do homem estar desarmado, já no segundo tweet (anexado abaixo), o prefeito destaca que compreende a preocupação da comunidade.
The IOPC are fully aware of the community concern and the importance of transparency about this very serious incident. A community reference group is being brought together to improve local engagement.
My thoughts remain with all those affected by this awful incident. 2/2
— Mayor of London, Sadiq Khan (@MayorofLondon) September 7, 2022
Uma das coisas que chamam atenção na publicação do prefeito são os comentários dos seguidores. Em alguns casos usuários questionam se o homem realmente estava desarmado. A família de Chris Kaba, que também era estagiário como arquiteto, falou em um comunicado:
“Estamos devastados; precisamos de respostas e precisamos de responsabilidade. Estamos preocupados que, se Chris não fosse negro, ele teria sido preso na noite de segunda-feira e não teria sua vida interrompida”
O rapper teria sido alvo de perseguição policial após o seu veículo ser identificado em uma câmera como envolvido em um incidente armado. Assim, por volta das 22:oo, o carro de Kaba foi cercado por dois policiais, e então ele foi morto. A investigação está apurando o caso, e deve atualizar a comunidade nos próximos dias.
Fique por dentro: Pat Stay: MC de batalha recebe homenagem de Drake e Eminem após ser morto