Resistência do rap presente!

A  luta continua!

Através das lentes do fotógrafo João Wainer e com o disparo das emblemáticas fotos em várias redes sociais, vocês provavelmente viram uma imagem em especial, capa dessa matéria e que marcou o fim de semana no Brasil. A velha guarda do rap nacional, Mano Brown, Thaíde, Dexter, Ylsão e Big da Godoy, esteve presente se posicionando em defesa dos seus ideais e valores durante um grande ato realizado no Largo da Batata, São Paulo.

As manifestações aconteceram simultaneamente em algumas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os atos defendem a igualdade racial, levando em consideração os recentes casos de abuso policial contra negros. O protesto também se posiciona contra ideais fascistas.

São Paulo

Em São Paulo, Mano Brown foi fotografado na manifestação sem camisa, usando máscara preta e boné branco.

https://www.instagram.com/p/CBJQyaqDz6X/

Logo depois, o próprio rapper compartilhou um clique participando do ato.

Big da Godoy e Ylsao em parceria com o Rap Forte, apresentam esporadicamente a rádio virtual ‘Big Dance‘ em nosso Facebook e são dois dos homens que aparecem nas fotos de Joao Wainer e que circulam desde domingo (7) pela internet.

Conversamos via whatsapp e conseguimos obter os relatos exclusivos desses dois nomes muito respeitados no movimento hip-hop e que estavam presentes no ato.

Big da Godoy e Ylsão do grupo Negredo aceitaram falar com o Rap Forte e comentaram o peso da presença de Mano Brown e toda cúpula do old school nos atos de domingo no Largo da Batata em São Paulo. ( O movimento inclusive mudou de lugar para evitar conflitos com outras eventuais manifestações)

Leia/ouça abaixo alguns trechos exclusivos:

Ylsão – Grupo Negredo:

Rap Forte: Como foi o andamento do protesto? Foi pacífico e consciente?

Ylsão: “Com certeza foi muito consciente, foram várias tribos unidas em um bloco numa idéia só.”

Rap Forte É inegável que o Brown é um ídolo das periferias. As pessoas entenderam o propósito e a relevância da presença dele e conterão o assédio?

Ylsão:Então, o Brown tava lá primeiramente pela causa. A gente tava trocando idéia antes e tem o fato do vírus. Então fomos prevenidos com máscara, álcool em gel, só não deu para manter o distanciamento. Decidimos ir como qualquer um, não ser líder de nada. Sem divulgar. Teve assédio, as pessoas reconheciam, mas foi muito ‘de boa’ bem pacificamente.”

Rap Forte: “E qual a representatividade da foto Ylsão. Essa foto ao lado das lendas Mano Brown, Dexter, Thaíde e também o Big da Godoy?”

“Representamos a luta diária por igualdade, sem medo de luta. Aprendi isso no rap. Ouvindo e acumulando as idéias positivas. A resistência de viver por você. Mesmo não tendo nada, a luta é pelos mais fracos sempre. O rap é isso! Respeito ao preto, isso é o Negredo.” Ylsão

Big da Godoy também fez questão de exaltar a presença dos verdadeiros combatentes da causa preta que estão miliano alertando o povo da periferia sobre os perigos de ser um preto e estar nas vielas do Brasil. Big ainda criticou a falta de posicionamento, mesmo que online, dos rappers influentes.

“O protesto foi positivo na minha visão. Vidas negras importam sim. As manifestações eram contra os abusos de autoridade da polícia com o jovem preto da periferia. Homens e mulheres juntos a favor da igualdade a favor da democracia, contra governo racista.” Disse Big da Godoy.

Ouçam abaixo, uma parte do áudio conforme postamos alguns minutos antes na chamada dessa matéria.

https://www.instagram.com/p/CBMvCM5jjpa/