Rkomi tem reforçado a conexão Brasil x Itália desde seu lançamento com MC Bin Laden
É provável que muitos artistas e fãs brasileiros se ‘limitam’ ao rap nacional, e o norte americano. Contudo, hoje o Rap Forte vai mostrar para você, que na Europa também estão fazendo um som pesado! Então hoje, vamos mostrar quem é Rkomi, nome artístico de Mirko Manuele Martorana, é um rapper italiano de 28 anos, que já fez duas participações com brasileiros.
O Brasil, sem dúvida, está com uma das cenas mais estruturadas do mundo quando o assunto é rap ou trap. Mas, se olharmos ao redor, encontraremos artistas tão incríveis quanto Matuê, Bad Bunny e Travis Scott.
A Itália é um berço de grandes artistas, nomes como Sfera Ebbasta, Ghali, Tedua, entre outros, estão colocando o seu país no mapa do trap. Rkomi é um desses nomes de alto escalão italiano, e se você nunca ouviu estes nomes antes, a cypher “Bimbi”, faz uma síntese perfeita do que se pode esperar desses artistas citados antes.
Rkomi, Bin Laden e Gaia: O Brasil e a Itália na mesma direção
Não pense que por ser europeu, a vida de Rkomi foi fácil. Aos 17 anos ele largou a escola sem pegar um diploma, então, trabalhou até os 21 anos como lavador de pratos, barman, e pedreiro. O rapper nascido no subúrbio de Milão credita a sua inserção no rap à Tedua, outro artista de renome, e amigo de infância de Rkomi.
Bin Laden, por outro lado, é muito famoso aqui no Brasil (já foi mais), mas é impossível alguém que nunca tenha escutado “Tá tranquilo, tá favorável”. A faixa de 2016 foi um sucesso viral, que abriu inúmeras portas para o artista.
Assim, em 2018, Rkomi e Bin Laden, com a produção de The Night Skinny, lançaram o single “São Paulo”. A faixa traz elementos do funk, mas não deixa de ser uma faixa completa. Quando começa, você logo reconhece o artista brasileiro, mas quando Rkomi chega, a faixa flui naturalmente e termina com um refrão de Bin Laden e seu “Han, Han, Vai!”
Gaia é menos conhecida no Brasil, mas representa o nosso idioma com uma linda voz na Itália. A artista foi a segunda finalista do X Factor Itália no ano de 2016. Assim, com a mãe de São Paulo, e o pai italiano, a cantora e compositora de 24 anos apareceu no último álbum de Rkomi “Taxi Driver”.
A faixa “Mare che non sei” começa com a voz doce de Gaia, nesse primeiro verso já dá para se encantar. Mas quando o beat vira e Rkomi acompanhar a cantora no refrão, uma batida de funk se evidencia, e o que estava bom fica ainda melhor. Assim, este é mais um trabalho que evidencia como nós estamos aí pelo mundo inteiro.