O rapper do Brooklyn, Bobby Shmurda, pode ser libertado da prisão a qualquer momento.
O Departamento de Correções do Estado de Nova York confirmou que Ackquille Pollard, mais conhecido como Bobby Shmurda, está apto a voltar as ruas.
A liberdade do rapper é muito aguardada pelos fãs e outros artistas, incluindo seu melhor amigo, o rapper Rowdy Rebel. Até mesmo Quavo garantiu que estará a sua espera na porta da prisão.
Mas tem muita gente querendo saber, afinal quem é esse rapper que passou os últimos 6 anos preso?
Nascido na Flórida, Bobby Shmurda é rapper e compositor, e sua família é originária de Miami. Sua mãe, Leslie Pollard, mudou-se para East Flatbush, no Brooklyn, depois que seu pai foi preso.
O pai de Shmurda, Gervase Johnson, foi acusado por tentativa de homicídio em 1995 e condenado à prisão perpétua quando seu filho tinha dois meses.
Em dezembro de 2014, policiais invadiram o estúdio Quad Recording em Manhattan, mesmo local que Tupac Shakur foi baleado em 1994, e prenderam Shmurda quando estava em um carro do lado de fora.
Ele tinha apenas 20 anos na época e diversas passagens pela polícia.
Circunstâncias da prisão de Shmurda.
A polícia diz que Shmurda era o líder de uma organização criminosa chamada GS9, mesmo nome de sua gravadora. Eles disseram que esse grupo rivalizava com outras gangues e era responsável por assassinatos, tiroteios e disputavam território por tráfico de drogas.
No ato de sua prisão, o site O Brooklyn Eagle relatou que os policiais prenderam Shmurda por conspiração, perigo imprudente e porte de arma enquanto ele deixava o estúdio de gravação.
A polícia apreendeu um total de 21 armas durante a investigação, 10 delas enquanto fazia prisões. Policiais também afirmaram que Shmurda portava uma arma e uma pequena porção de crack.
O rapper também estaria envolvido em diversas trocas de tiros e vários “acerto de contas”, boa parte disso era cantado em seus sons.
Segundo as autoridades “As músicas e vídeos do artista de hip-hop eram quase como um documento da vida real do que eles estavam fazendo nas ruas”.
Shmurda e outros membros da SD9, incluindo seu irmão Jayese, foram julgados em 69 acusações, como assassinato, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte de armas.
Em 2016, ele confessou ser culpado de duas acusações de conspiração para posse de armas e porte de arma. E foi condenado a sete anos de prisão, que acabou sendo reduzida para cinco anos. Depois Shmurda tentou retirar seu pedido, alegando que seu advogado o “forçou” a aceitar.
Durante o tempo que passou na prisão, Shmurda nunca foi esquecido, ainda mais por sua lealdade a gangue. O rapper assumiu crimes que aumentaram sua pena para diminuir a de seus amigos. Por esse motivo ele se tornou uma lenda nas ruas.
Uma grande gravadora o abandonou na prisão.
Shmurda teria assinado um contrato com a Epic Records, subsidiária da Sony, em 2014, depois que sua música “Hot N*gga” ganhou uma versão censurada intitulada “Hot Boy” e ficou em sexto lugar na Billboard Hot 100 no mesmo ano.
O videoclipe gerou uma dança viral chamada “Shmoney Dance”:
Shmurda apareceu em palcos ao lado de nomes como Drake e Meek Mill. Enquanto isso Beyoncé , Jay Z , Justin Bieber , Nick Young, Rihanna e astros da Seleção Norte-Americana de Basquete reproduziam sua dancinha.
“Shmurda She Wrote“, seu single de estreia pela Epic, foi lançado em 10 de novembro de 2014.
O grande problema da sua vida (ou o motivo do sucesso), foi ter seguido uma carreira no crime. Sua história inclui prisões por porte de arma e drogas, de acordo com investigadores de Nova York .
Na época da sua prisão, que o manteve encarcerado até hoje, foi fixada uma fiança de US$ 2 milhões e a Epic Records se recusou a ajudá-lo. Sendo que a própria gravadora se interessou pelo artista por suas músicas relatarem o que acontece nas ruas. Nelas, Shmurda, fala de vender crack e diz que “todo mundo recebe buracos de bala”.
Na cadeia, Shmurda, que antes garantia a veracidade de seus versos, disse que as letras foram “inventadas”, porque “é isso o que vende hoje em dia”. E acrescentou que a gravadora o “contratou num momento vulnerável”. “Eu estava louco para sair do bairro, da gangue. Sabia que ou eu iria morrer ou iria para a cadeia.”
A liberdade enfim cantou.
Relatórios das autoridades penais sugeriram que o rapper seria libertado em dezembro de 2020, mas sua liberdade condicional foi negada por ações disciplinares tomadas contra ele enquanto estava encarcerado. Posteriormente seus direitos foram revogados e ele foi condenado à pena máxima até 21 de dezembro de 2021.
Semanas atrás uma revisão do Departamento de Correções restaurou seu crédito por bom comportamento e diversos sites especializados confirmaram que ele será libertado da prisão nesta terça-feira, 23 de fevereiro de 2021.
Em êxtase, seu parceiro Rowdy Rebel também revelou no Instagram que estava ansioso pela liberdade de Bobby “Faltam dias. Então, toda a alegria se foi lavando a dor. Eu prometo a você, irmão.”
Após sua libertação, a mãe de Shmurda , Leslie Pollard, disse que o rapper de 26 anos do Brooklyn planeja desfrutar de um jantar privado com sua família e depois então irá para o estúdio.
Outro rapper importante também revelou que estará na porta da prisão esperando Bobby Shmurda. Quavo garantiu que assim que Shmurda sair da Clinton Correctional Facility de Nova York como um homem livre, ele estará lá junto dos familiares e amigos.
“Vou pegar meu cara”, revelou o rapper de Migos em entrevista à Billboard . “Eu irei pessoalmente buscar Bobby Shmurda. Estou prestes a ir buscá-lo. Vou deixá-lo mostrar como vou pegá-lo.“
Bobby Shmurda supostamente vendia crack desde a quinta série.
Em “Hot N*gga“, Bobby Shmurda afirma que vendia crack há anos. “Tenho vendido crack desde a quinta série (como a quinta série)“, diz a letra.
Seu irmão Javase teria começado a traficar drogas na nona série, o que influenciou Shmurda a fazer a mesma coisa. “Sim. Eu estava correndo com caras mais velhos, meu irmão e seus amigos“, disse ele em uma entrevista de 2014 ao Complex.
“Então, na hora que eles estavam fazendo coisas, eu estava fazendo coisas. Eles estavam no 9º ano e eu sempre enfrentava caras mais velhos. Fiquei duro assim. Então, quando encontrei pessoas da minha idade, eu era um monstro para eles.” detalhou Shmurda.