O Discoteca Básica elegeu os melhores álbuns da história da música brasileira e o disco de Racionais garante vaga no top 10.
Um grupo de 162 especialistas de diferentes àreas ligadas a produção musical elegeu os 10 maiores maiores álbuns musicais do Brasil em nome do podcast Discoteca Básica. Cada um desses jurados fez sua lista pessoal com os 50 melhores álbuns que vão resultar em breve no livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos“.
O projeto está em campanha de financiamento coletivo no site Catarse e para atrair ainda mais leitores e potenciais investidores o pessoal liberou o Top 10 dessa lista histórica. Dominada pelos clássicos dos anos 70 da MPB a relação conta apenas com um intruso. Ou melhor 4: Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, autores de ‘Sobrevivendo no Inferno’ foram classificados como o 9º melhor álbum brasileiro na história.
Levando em consideração que ‘Clube da Esquina‘ de Milton Nascimento e Lô Borges de 1972, é segundo o júri o melhor disco brasileiro. Todos os outros não fogem da média e se mantém na casa dos 48 anos de lançamento. Já ‘Sobrevivendo no Inferno‘, além de ser o único álbum de rap na lista prévia, aos 25 anos é também o mais “jovem” dos clássicos.
Confira a lista dos 10 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos:
- Clube da Esquina'(1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
- Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
- Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
- Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
- Construção (1971) – Chico Buarque
- A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
- Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
- Transa (1972)- Caetano Veloso
- Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
- Elis & TOm (1974) – Elis Regina e Tom Jobim