Urban, um “demônio” que vem do SUL.

ERECHIM NO MAPA:

O Rap no Sul do Brasil vem conquistando cada vez mais o seu espaço, o Coletivo Cultivamente representa a cena de Erechim, cidade localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul e está a um bom tempo trabalhando duro em busca do seu lugar ao sol. No início do ano de 2020 durante alguns eventos que cobrimos no extremo sul do país, nós conhecemos a ‘Batalha do 5º Elemento‘. Nas ruas de Erechim encontramos com diversos rappers que se destacam na cena do underground local, dentre eles ouvia-se falar muito do Nathan Pinheiro Urban, mais conhecido pelo seu último nome Urban.

O Coletivo Cultivamente o qual Urban faz parte, é um coletivo de arte urbana e periférica bastante atuante em prol do movimento hip-hop, com forte engajamento também nas causas sociais nesse lado sul do mapa.

Urban é um artista completo, muito dedicado a seu trabalho e que não mede palavras, muito menos esforço. Antes que um detalhe passe despercebido o jovem tem apenas 17 anos de idade.

Mesmo com as adversidades diárias e a pandemia que vivemos, viemos mantendo contato com Urban a um bom tempo, pois também víamos um grande potencial no artista gaúcho. Durante várias conversas com a nossa equipe, Urban revelou de que forma que o RAP esteve presente na sua vida:

“O RAP tem influência na minha pessoa desde moleque. Eu lembro que o primeiro RAP que eu escutei foi Nego Drama, isso em 2010. Em seguida conheci o álbum do T$G “ Us Fracu num Tem Veiz”, esse foi o marco do bagulho, de som em som eu me arrepiava … Kaskão sempre será uma das minhas principais influências.”

Bom, desde pequeno Urban vem ouvindo só a nata do rap nacional, inclusive cita alguns exemplos como: Marechal, D2, Sistema Negro, 509-E, BK … Porém quando ele conheceu o primeiro trabalho de Djonga o ‘Heresia‘ foi diferente, era tudo o que jovem rapper precisava ouvir. E como ele mesmo nos conta: “Esse trabalho foi como um gatilho mental“.

Assim como o bom rap sempre esteve nos ouvidos de Urban, os perrengues também acompanharam a sua caminhada. Foram várias mudanças de endereço em sua vida, Urban passou por muitas cidades do sul do país, veio então a dificuldade de criar identificação e se inserir apenas em um local. Porém com o passar do tempo, quando ele volta para sua cidade natal, isso já em 2019, foi um dos momentos cruciais em que artista decidiu focar no sonho e também veio a percepção de que todo esse período serviu como uma lapidação em seu trabalho artístico.

“A roda cultural de Erechim já rolava há algum tempo, mas eu comecei a por o nome na folha com 16 anos, tarde afuh. Mas a real é que quando eu estou em uma roda é como estar em casa … Nunca me apeguei pra fazer rima, quem acompanhou tá ligado do que tô falando, várias batalha, vários slam, vários enquadro, tudo pelo que nós ama.”

Transição do freestyle para as composições:

Urban conta que o primeiro trabalho com um certo profissionalismo, foi prêmio de uma batalha vencida por ele, mas a produção até hoje não foi recebida. O rapper não gostou nada dessa situação, mas se manteve firme no propósito e decidiu correr atrás dos objetivos por conta própria.

Foi ai que veio o primeiro som, ‘Introdicção‘. A música foi escrita em apenas duas semanas e quando Urban mostrou para seus amigos, surpreendeu a todos recebendo bastante incentivo para fazer o lançamento, contando com o apoio da Mendez Rec. (O som está disponível no Youtube)

Urban não sabe dizer exatamente o momento em que decidiu focar na carreira artística. Simplesmente as coisas foram fluindo a medida que sua ambição aumentava. Como o próprio Urban diz em suas letras, a ambição é um dos males do homem, mas sabendo dosar essa quantia, ele foca no topo e está em busca constante por desafios maiores, sem se iludir com os elogios.

“Mano eu não posso ser mais um, eu tenho que quebrar tudo na primeira, o dobro na segunda e assim vai ta ligado … Eu preciso ser inovador, para deixar a gurizada de boca aberta quando o meu som tiver tocando.”

Urban diz que ouve coisas do tipo “Mano eu nunca ouvi um som que nem o teu”, mas garante que está apenas começando a mostrar do que é capaz, sagaz e cheio de vitalidade o rapper segue o seguinte pensamento: “Não adianta, antes dos outros bota fé, eu tenho que botar fé, bota a cara e vai .“.

“Eu sou só mais um, 17 anos e cheio de sonhos, sem conto de fada, esse jogo é sujo pra caralho, mas nada me impede de tentar.”

Sobre o que ainda esta por vir Urban garante que é muito mais que música, é muito mais que um som, é uma parte dele que pretende entregar aos fãs do seu trabalho. Um passo de cada vez sem pisar em ninguém, mas cuspindo verdades que precisam ser ditas.

Verdades Sejam Ditas:

O próximo lançamento de Urban é um som ao beat de trap, mas que fala da realidade, o nome é sugestivo ‘Verdades Sejam Ditas‘ segundo ele mesmo a música veio após receber alguns pedidos de seu público. A produção desse som que acompanha também vídeo clipe, assim como os últimos trabalhos lançados é mérito de Marcos Holdys, um metaleiro que adora rap. O próprio Urban o define “Ele é um gênio. Katharsis é mais que um estúdio e ele sabe disso“.

O objetivo de Urban como artista é virar a chave, sonhando com o dia em que conseguirá por a sua quebrada no mapa. Com uma ideologia política e social bem definida o jovem pretende ajudar de alguma forma o país a sair da lama.

“Farei o possível para que com a minhas letras eu ajude a acabar com essas patifaria diária, para que o dinheiro vá pro lugar certo, mais dignidade ao povo pobre, para nunca faltar comida na mesa de ninguém, é difícil de acreditar né (…)”

O objetivo está bem definido e o plano está traçado na mente do artista: Aposentar a mãe. Pensando também no coletivo e mantendo os pés no chão o jovem almeja ser uma voz que ecoe e ajude na busca de dias melhores para o povo de todas as periferias do Brasil.

“Tem essa né se virar… Mas se não virar? A frustração vai vir é claro, mas eu tô trampando para acontecer, para fazer minha coroa larga o emprego e eu conseguir ajudar quem já passou por vários sufoco na caminhada. A palavra é coletividade, é isso que eu quero, a meta não é ter grana pra caralho é não ver mais ninguém no veneno como diz o Chris”

O vídeo clipe do novo trabalho de Urban ‘Verdades Sejam Ditas’ vai ao ar amanhã (26) às 20:00 no canal oficial do artista no Youtube e tem a produção musical por ZZZ Beats.

Se inscreva no canal do Urban e acompanhe a estréia (eu assisti a prévia e garanto que está insano):

Satisfação, Urban,