A biografia “The Chronicles of Doom: Unraveling Rap’s Masked Iconoclast”, escrita por SH Fernando Jr, vai detalhar a vida de MF DOOM .
O aclamado e conceituado rapper inglês, naturalizado americano, MF DOOM, ganhou mais uma homenagem depois de sua inesperada morte em 2020. Contudo, dessa vez o presente é uma obra biográfica pesquisada e escrita por um dos maiores jornalistas musical da atualidade.
A editora nova-iorquina Astra House anunciou na última segunda-feira (16) que os direitos mundiais do livro que retrata a história do rapper foram adquiridos pela empresa. Ou seja, a obra que conta em detalhes a trajetória de vida de DOOM já está em processo de produção e distribuição na editora americana.
Além disso, o projeto biográfico de MF DOOM é encabeçado por um veterano pesquisador do hip-hop, o escritor e jornalista SH Fernando Jr. O responsável pela biografia tem na bagagem a autoria de diversas obras musicais, como o livro “Wu-Tang Clan From the Streets of Shaolin: The Wu-Tang Saga”, por exemplo.
Segundo ele, “The Chronicles of Doom: Unraveling Rap ‘s Masked Iconoclast” retratará com precisão a ascensão, a queda, a redenção e a morte de MF DOOM.
O surgimento da lenda MF DOOM
MF DOOM, nascido como Daniel Dumile, iniciou sua carreira musical em Nova York nos anos 80. Porém, o jovem utilizava o nome artístico Zev Love X. O artista integrava o grupo de rap KMD (Kausando Muito Dano, em português) juntamente com o seu irmão mais novo, o DJ Subroc.
Contudo, a morte precoce de Subroc, devido a um atropelamento de carro, e alguns embates ideológicos com a gravadora na qual o KMD havia assinado, levou Daniel a desacreditar totalmente da indústria musical. Desse modo, o rapper abandonou de vez o hip-hop e passou a morar na rua. O artista só retornou ao mundo da música apenas em meados dos anos 90.
Agora já como MF DOOM, Daniel trouxe como principal marca visual para sua identidade uma máscara de gladiador. Por outro lado, o seu nome artístico foi totalmente inspirado no famoso super vilão dos quadrinhos, Doctor Doom.
O rapper e produtor foi (e ainda é) uma forte referência musical, tanto para os rapper antigos como também para os jovens talentos da atualidade. De Busta Rhymes a Earl Sweatshirt, a influência de DOOM é incontestável e presente em todo o cenário hip-hop norte americano.
Em outras palavras, DOOM é umas das figuras mais originais e icônicas dos últimos tempos, responsável por produzir álbuns clássicos da musica pop e do rap, os álbuns do rapper. MF DOOM faleceu em 31 de outubro de 2020, aos 49 anos de idade. Porém, o anunciado de sua morte só aconteceu alguns dias depois, através de uma carta escrita pela própria família do artista à internet.