Filha do rapper angolano Lando Canda, com quem conversamos hoje, a menina “dropa” desde os 2 anos idade e começou a ser descoberta pelo mundo em 2018 logo aos 5 anos.
Aproveitando o feriado nacional do dia de Nossa Senhora Aparecida e de quebra também a celebração do Dia das Crianças no Brasil, viajamos virtualmente até a Angola para conhecer melhor a rapper angolana Bia Canda. Lembrando que na Angola este é mais um dia normal, já que não há feriado e muito menos se fala do Dia da Criança, que já foi comemorado por lá, no dia 1 de Junho.
Nascida em 26 de Junho de 2012, Bia Canda é o assunto do nosso artigo de hoje. Bia tem atualmente 8 anos, mas a pouca idade nunca a impediu de transbordar talento, flow e atitude. A rapper mirim foi revelada para toda Angola, através do canal Diamante Angola. Sua personalidade forte fica visível na primeira entrevista em vídeo, quando perguntada pelo repórter em 2018 aos 5 anos de idade qual era sua inspiração, ela logo respondeu de forma segura: “A inspiração veio quando eu nasci.” mostrando sua personalidade ímpar.
Bia tem um irmão mais novo chamado Deni MC, que trabalha no som enquanto Bia Canda faz a voz. Um detalhe que não pode passar despercebido é que mesmo com todas essas tarefas de estúdio, ela não abre mão da escola, pois sabe na ponta da língua todas as lições. Num futuro bem próximo muita gente ainda vai se impressionar com o que essa pequena grande rapper tem a oferecer ao movimento hip hop lusófono.
Confira na íntegra a entrevista que a família cedeu ao canal Diamante Angola que conta com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube:
A equipe do Rap Forte teve a oportunidade de conversar com o pai de Bia, Lando Canda. Através de troca de mensagens via Facebook e WhatsApp, Lando Canda nos contou que em breve toda família vai participar de um projeto em forma de EP com o título de “Lixo que Presta“. Onde a Mãe dela e os irmãos vão participar da construção, inclusive com Lando que nos garantiu que “Estão preparando uma boa“.
O pai Lando Canda, orgulhoso da sua filha, conta que a Bia terminou recentemente o Curso dos ODS, sigla de “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que se trata de uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas que pretende cumprir alguns objetivos visando um mundo melhor num audacioso projeto chamado Agenda 2030.
“Essa foi uma das boas oportunidades que ela teve, porque além da sabedoria que ela ganhou, também se abriram muitas portas, principalmente nos países da lusofonia. Em 2021 possivelmente a Bia vai estar em grande no Brasil, para partilhar experiência com outros rappers.” Diz Lando Canda.
Lando Canda garante que alguns rappers brasileiros podem colaborar com ela em breve.
“O Brasil é o país que ela mais gosta além de Angola.” Finaliza Lando.
A família Canda também pretende criar um projeto onde Bia vai ser uma espécia de mentora de outras crianças que gostam de hip hop na Angola, já que no momento ela está graduada como embaixadora mirim da ODS na África, nesse importante projeto da ONU.
As fotos abaixo fazem parte do acervo pessoal do seu pai, registrado no dia em que Bia recebeu os certificados dela para nomeação de embaixadora da ODS:
Confira abaixo dois dos trabalhos mais recentes de Bia Canda com seu irmão Dani, respectivamente intutulados “Popopo” e “Linhas 2” que são realmente surpreendentes: