O Flamengo e o Rap: uma relação de Raça, Amor e Paixão.

O Rap e o Esporte andam de mãos dadas durante anos e essa relação tem ficado cada vez mais intensa e apaixonante nos últimos tempos, de intensidade o Rap conhece muito bem e de paixão o Flamengo entende tudo, então vamos dar uma olhada em como esses o Flamento e o Rap construíram uma história juntos.

O mundo da música e do esporte é extremamente conectado, ainda mais no Brasil onde esses dois elementos são a paixão do povo, e já que é pra falar de povo não tem como não falar do Flamengo e da sua nação com mais de 40 milhões de torcedores, aliás o único time no mundo a ter essa quantidade de torcedores. O Rap como elemento do Hip Hop também trás pelo mundo uma quantidade enorme de artistas querendo ter sua voz ouvida, ser rapper ou MC sempre foi o sonho de toda garotada principalmente nas comunidades pois são essas as opções mais próximas de se conseguir algo a mais na vida, sendo Artista ou Jogador.

O Flamengo e o Rap juntos são uma união perfeita que atingem de forma apaixonante torcedores, jogadores, artistas, crianças, idosos, nova escola, velha guarda e qualquer pessoa disposta a sentir a raça, amor e paixão vivenciadas por esses dois mundos, dois mundos distintos que hoje possuem uma história juntos, vamos ver um pouco dessa trajetória apaixonante.

Rap do Centenário – Mcs Júnior e Leonardo

No ano de 1995 tivemos mais uma edição do programa Xuxa Hits em que a apresentadora recebia diversas atrações musicais como bandas, DJs e cantores (as), o programa era um sucesso e lá não podiam faltar artistas que movimentassem um grande público, em uma dessas edições os MCs Júnior e Leonardo foram a atração do domingo, a dupla ficou conhecida por todo Brasil com um dos raps mais famosos do mundo, o “Rap Das Armas”, mas no programa cantaram uma musica especial em homenagem ao Flamengo, em comemoração ao centenário do clube cantaram a música Rap do Centenário:

 

Basquete – Família Kponne

No ano de 2010 o departamento de marketing do Flamengo (inspirado nas produções gringas) queriam transformar os jogos de basquete em eventos que não envolvessem só o esporte, e nada melhor do que unir na HSBC Arena o Basquete ao Hip Hop que são movimentos que respiram o mesmo ar.

A principal atração do evento foi o grupo de hip hop Família Kponne. Com cinco anos de existência, o Família Kponne esteve presente em diversos programas de TV e participaram da cobertura do Hutuz Rap Festival. Os integrantes do grupo são os rapper’s Du-Brown , Highlander Lone , Xandão do Gueto e  Dj G2. MCs e o Basquete novamente unidos no Brasil como cultura de rua só que em uma arena gigante e prestigiando juntos um só movimento de união.

Ronaldinho – 50 Cent

Essa é uma história interessante de como o Rap através do 50 Cent “pré-anunciou” uma das maiores contratações do clube de regatas do Flamengo, em 2010 Ronaldinho Gaúcho jogava pelo poderoso Milan porém estava insatisfeito sendo banco de reservas na ocasião, Ronaldinho tinha a intenção de jogar pela seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014 mas não se via tendo chances caso continuasse no Milan. Foi então que o Bruxo teve a ideia de voltar ao Brasil em uma janela de férias suas e começar secretamente negociações com Flamengo, Grêmio e Palmeiras.

R10 deu a maior dica de que possivelmente fecharia com o Flamengo quando depois de anunciar sua saída do Milan voou para o Rio de Janeiro e esteve presente em um dos encontros mais históricos entre o Rap e Futebol, Ronaldinho subiu ao palco a convite especial de 50 Cent (que fazia uma tour pelo país) e passou o resto das semanas no RJ oque aproximou ainda mais o Flamengo e o Jogador, deu certo pois dois meses depois do show o Flamengo acertou contrato com R10.

Já em 2011 como jogador oficial do Flamengo R10 se encontrou com Snoop Dogg e fez o astro do rap virar flamenguista lhe presenteando com uma camisa em seu camarim, Snoop continua tendo uma boa relação com Brasil, Flamengo e com o Bruxo, paixão que já dura anos.

Ronaldinho anos depois já em 2020 voltou ao mundo do Rap dessa vez como investidor, criou um estúdio em Belo Horizonte (MG) e fundou a gravadora Tropa do Bruxo, que também tem ambições em se transformar em marca, festival e tudo que tem direito no mundo do entretenimento. Até o momento já foram lançados 4 músicas da tropa do bruxo, Oclin e Evoque – Djonga, Sidoka & Mc Rick ft. Ronaldinho, Rolê Aleatório – Recayd Mob & Ronaldinho, Magia Preta – Young Mascka, Yunk Vino, DaLua & R10 e o mais recente som FESTINHA – R10, Kant & Krawk.

Em entrevista a Rolling Stone ainda jogando pelo Mengão o Ronaldinho ressaltou sua paixão pelo Rap:

Adoro o hip-hop, porque isso ajuda a treinar meu inglês. Eu não falo bem e sempre tive curiosidade, então as músicas me ajudam muito, traduzo as mensagens. Passa uma visão bem real de cada bairro, de cada local. Acho muito legal. – E o Rap Nacional? pergunta o entrevistador – Os Racionais falam sobre a realidade que acontece em quase todas as favelas, em todas as comunidades. Sou fã do [Mano] Brown. A mensagem que eles passam é algo que já vivi. Me identifico com tudo o que eles cantam pelo fato de ter vivido muitas daquelas coisas.

Magal & Luiz Antônio

Em 2012 o Flamengo fazia algumas matérias especiais conectando a música com o futebol, em uma dessas matérias dois jogadores do elenco na época se mostraram fãs ávidos do Hip Hop, se liga em parte da matéria:
“O lateral-esquerdo Magal curte um som com mais atitude. É normal vê-lo chegar ao CT com o som do carro em alto volume, arrebentando nas batidas do grupo Racionais MC’s, por exemplo. Durante as viagens e concentrações, o atleta não desgruda de seu tablet, que é repleto de músicas. O jogador é apaixonado por hip-hop e rap e diz que na sua playlist não pode faltar Soulja Boy, 50 Cent, Ja Rule, Racionais e RZO.
Luiz Antônio é outro que gosta de hip-hop, porém, num estilo mais romântico. O telefone celular do camisa 8 é cheio de músicas. Ele diz que não há nada melhor que uma boa melodia para relaxar a tensão pré-jogo.
“Gosto de pagode, hip-hop e um funkzinho de vez em quando. Mas meu forte mesmo é hip-hop, ouço muito Eminen, 50 Cent, Chris Brown e Ne-Yo. A música distrai a mente até a hora do jogo”, contou o volante Luiz Antônio.

Shack Mate – Homenagem

Em 2015 o rapper Shack Mate prestou sua homenagem ao flamengo com uma música especial lançada no canal BlogSerFlamengo, o vídeo é uma amostra do que os próximos anos estariam explorando, não só um contato do Flamengo com Astros do Rap por intermédio dos jogadores como também produções próprias dos milhares de torcedores. Shake Mate lançou a música “Homenagem ao Flamengo em forma de Hip-hop

Kanhanga

Kanhanga é um rapper angolano que reside no Brasil a mais de 15 anos, formado em Administração e Pós graduado em Marketing Digital sempre teve o rap como ferramenta de transformação, Através dos Rap Motivacionais ele segue motivando milhares de adolescentes, jovens a acreditarem mais nos seus sonhos.

O rapper angolano produziu vários sons em homenagem a diversos jogadores do elenco do Mengão, sendo o mais famoso o vídeo da música RAP DO FLAMENGO, que comemora o título de campeão carioca de 2017 e exalta a trajetória vencedora do time carioca, o vídeo conta com quase 1 milhão de vizualizações no YouTube e está no canal do Kanhanga, que segundo ele é o primeiro Canal de SportRap do Brasil.

 

Mauricio Rição – Cone Crew

Mauricio Rição e Cone Crew lançaram em 2017 a música Hoje tem Flamengo, esse som já mostra um interesse maior do Flamengo em começar a ter produções próprias no meio do Rap. em 2019 o Mauricio Rição, que é conhecido de longa data da torcida Rubro-Negra por fazer diversas outras músicas homenageando o Flamengo, se uniu ao lendário DJ Cia e lançaram a música Isso Aqui É Flamengo.

 

Gabigol -Recayd Mob – Matuê  (2019/20/21)

Gabriel Barbosa, o homem que levanta a plaquinha quase todo jogo, o predestinado que já está na história do Flamengo, o jogador que fez 2 gols no final da partida mais importante dos últimos anos para o Flamengo, esse tem uma relação antiga com o Rap

O começo do Rap pra mim, com 13, 14 anos, eu ia para os jogos, fazia tudo ouvindo Emicida. Esse é o primeiro cara que me vem a cabeça. Fui para o Santos, ele é santista, e me entregou as placas de 100 e 200 jogos como profissional no santos. Começou a criar uma relação mesmo de amigo

Disse Gabigol em entrevista ao canal RapTV em 2020

A relação com o rap foi se aproximando mais ainda quando o Gabi passou a vestir a camisa do Flamengo, aqui no RJ ele conseguiu se aproximar mais ainda de dois rappers que ele é literalmente apaixonado, Matuê e Dfideliz, que inclusive vivem incentivando o ídolo do Mengão a testar suas rimas no mic como ele disse na entrevista.

Eu já brinquei, falei pra ele (Matuê) que “Vamos fazer uma música juntos”. Ele disse que vamos, que eu tenho perfil (risos), quem pesa muito é o Dfideliz “Você tem que fazer uma música”. Tem que sentar, conversar mais sobre isso, mas acho que daqui um tempinho vai sair uma música. só pra ver oque sai.

Gabigol e companhia também foram responsáveis por fazer o Rap estar sempre tocando no vestiário e também no estádio como já aconteceu diversas vezes em que o Flamengo era mandante de jogo. Entre festas e resenhas com a Recayd o ídolo Rubro-Negro ganhou recentemente um presente do grupo, após a estreia da série Predestinado na Globoplay a Recayd lançou a música 9 em parceria com a Globo em mais uma homenagem ao Gabigol.

Gabigol recentemente em seu Instagram lançou ao que parece ser uma prévia de uma música sua, sem amis informações pode ser que a qualquer momento ele além de fazer muito gol com a bola também vai levantar muita gente com o microfone.

Cesar MC – Pineapple

Em 2019 a Pineapple e o Flamengo fizeram uma parceria para lançar uma música pra comemorar o tanto de titulo que o ano de 2019 trouxe, a música Raça, Amor e Paixão foi idealizada por ambos e o MC certo foi escolhido pra prestar essa homenagem, o MC de batalha que ficou nacionalmente conhecido por usar seu boné do Flamengo enquanto competia na rima por todo Brasil, Cesar MC era a cara da homenagem.

 

Michael – Thiagão

Thiagão foi outro que fez uma homenagem mas dessa vez para o jogador recém contratado pelo Mengão na época, O Michael. O jogador do Flamengo comemorou a vitória sobre o Bahia em 2020 cantando a música O Menino Sonhador no vestiário para a comissão técnica, musica que que conta um pouco da história de superação do Michael. Thiagão revelou que: “Nem sou flamenguista, mas o conheço desde o tempo do Goiás e vi o quanto ele lutou pra chegar até aqui. Uma música que transmite fé, esperança e deixa claro que vale a pena ser um sonhador.

 

ONG Solar Meninos de Luz – Flamengo – Hip Hop (19/02/21)

Em 2021 a Ong Solar Meninos de Luz ganhou do Flamengo uma camisa autografada por jogadores para ser leiloada, o dinheiro arrecadado serve para ajudar 430 crianças e adolescentes nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, lá no projeto os jovens começam a partir dos 3 meses e vão até completarem o ensino médio. São 10h diárias, com 3 refeições e mais de 30 oficinas, entre danças (hip-hop, sapateado, dança de salão), artes (teatro), esportes (capoeira e judô) e música (flauta, violino, violoncelo, coral, trompete entre outros), incluindo uma orquestra com alunos e moradores dessas comunidades.

L7nnon

L7nnon é outro que torce para o Flamengo, não acompanha tanto os jogos porque na infância queria ser jogador e não deu muito certo, nisso ficou um pouco de frustração com os jogos.

Eu torço para o Flamengo, mas, dificilmente, assisto jogo. Tive vontade de ser jogador de futebol quando era mais novo, mas, por não ter fluído, fica aquela frustração de moleque. Logo depois disso, eu conheci o skate, aí esqueci de vez do futebol. Quando eu vejo um jogo, é para ver a rapaziada que eu converso, como o Pedro [atacante do Flamengo], para ver ele jogar. Mas nunca torci para outro time

Disse L7nnon em entrevista ao UOL

Mais recentemente o rapper divulgou a um mês atrás uma prévia chamada Blusa do Flamengo que ainda não foi lançada, mas tem tudo pra se transformar em um sucesso enorme “Blusa do Flamengo não é camisa é manto…”, confira.

 

Produções do Flamengo

 O Flamengo tem em seu canal no YouTube diversas produções próprias que contam com essa união Futebol, Rap e Mengão, além da já citada “Hoje tem Flamengo”  do Mauricio Rição e Cone Crew temos também:

Reis da Quadra (WCnoBeat & Felp22) para a final do Flamengo basquete em 2019 na NBB (que deu sorte pois foram campeões).

Tivemos em 2018 o Gabriel pensador Improvisando na rima enquanto acompanhava o jogo com narradores da Fla TV.

Liga o Turbo (Bruno Henrique) faz parte de uma série especial de músicas originais para homenagear os jogadores do Mengão. Nesse clipe o homenageado foi o Rei da América, Rei dos Clássicos, aquele que joga na frente e não dá pra alcançar, Bruno Henrique.

Ainda em 2019 tivemos a presença do MC Estudante a convite da Sportsbet.io,o rapper foi até o Maracanã e conheceu alguns jogadores além de ser pé quente dando aquela sorte pro Mengão sair vitorioso do jogo.

E por ultimo nessa jornada que não acaba aqui tivemos a música Vapo Vapo que certamente foi uma homenagem ao coringa do Flamengo, Gerson.

Na playlist título do Flamengo na Super Copa só tocou rap: